Como Planejar a Cozinha dos Seus Sonhos

Para que você possa ter uma boa idéia do que existe no mercado, visite showrooms de lojas com Todeschini de cozinha planejada e tire fotos do que gostar. Compre revistas de decoração cozinha, livros e assista a programas de televisão que têm como tema reformas (o canal a cabo People & Arts possui diversos programas desse tipo em sua grade de programação). Crie duas listas: uma lista funcional (utensílios, ilhas, organização de armários) e uma lista de estilo (materiais, cores, acabamentos).

Armazenamento

Analize as suas necessidades de armazenamento. Conte e meça todos os potes, refratários, panelas, tuperware, pratos, talheres, comidas, ingredientes, vinhos, itens decorativos, eletrodomésticos e eletrônicos. Use essa informação para determinar o quanto de espaço você precisa no seu projeto de cozinha. Armários podem ser responsáveis por até 50% do custo de uma nova cozinha, dependendo da qualidade dos materiais e se eles são feitos sob medida ou prontos.

Encanamentos

Toda a parte de encanamentos têm de ser feita antes dos armários, enquanto as paredes ainda estão abertas.

Iluminação

cozinha_iluminacao_direta
Essa também é a hora de planejar a iluminação e tomadas da sua nova cozinha. Três tipos de iluminação são normalmente utilizadas em cozinhas modernas: ambiente (para toda a cozinha), de tarefas (para lugares de tarefas específicas, como o forno ou a pia) e dicróicas (para mostrar objetos decorativo e dar aquele toque na decoração final).

Balcões e superfícies

Escolha os seus balcões e superfícies cuidadosamente. Cozinhas são lugares quentes, úmidos e desorganizados. Portanto, procure por superfícies que harmonizem limpeza, durabilidade e beleza. Pesquise os diversos tipos de superfícies que você pode usar – será que aquela pedra maravilhosa de granito vai manchar sob uma panela quente?

Orçamento

Pesquise os preços e priorize e todos os elementos da sua nova cozinha, faça orçamentos para ter certeza de que essas informações estão certas e bata essas informações com o seu orçamento para a cozinha. Uma cozinha (ou reforma) não deve custar mais do que 15% do valor total de sua casa; se está acima, você está gastando muito. Uma nova cozinha planejada vai acrescentar, no máximo, 80% do seu custo no valor total da casa.
Faça cortes estratégicos para se manter no orçamento sem sabotar os seus objetivos principais. Cortes sensatos podem incluir manter os seus eletrodomésticos (ou trocá-los mais tarde) e escolher armários pré-fabricados ao invés de sob medida.

Designer

Não se esqueça de contabilizar o custo de um profissional, o designer. Este custa normalmente 6% do valor total do projeto, mas pode também cobrar por hora de trabalho (de R$50 a R$150).

O espaço

Entenda como os espaços e proporções funcionam em sua cozinha. O triângulo clássico de cozinha – a distância entre a pia, o forno e a geladeira – deve ser de 3,5 a 8 metros. As ilhas devem ter no mínimo 107cm para uma pessoa, e 122cm para duas. Os armários de baixo mais os balcões devem ter 91 cm, mas podem ter 107 se incorporam cadeiras ou bancos. O fundo dos armários de cima devem ficar ao menos 46cm acima dos balcões e fogão.

Fonte: cozinhadesign.info


Leave a Reply